Quinta-feira, 22 de Novembro de 2019
Cidadania e Política

Engarrafamento cívico

Muitos questionam o porquê de tudo isso, outros profetizam cenários desoladores como o absenteísmo eleitoral nas próximas eleições e existem aqueles que duvidam da existência das vindouras eleições.

Publicada em 12/08/19 às 15:33h - 82 visualizações

por Aloísio Nascimento - cientista político e assistente social


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Nos últimos anos o Brasil vem sofrendo um processo de desmantelamento político que acarretou no desacreditamento do poder político por parte das forças vivas da sociedade, o poder político encontra-se em letargia, criando a sensação de pseudogoverno em especial na esfera federal. Muitos questionam o porquê de tudo isso, outros profetizam cenários desoladores como o absenteísmo eleitoral nas próximas eleições e existem aqueles que duvidam da existência das vindouras eleições.
Por outro lado a Ágora (*) política brasileira nunca esteve tão apossada pelas mais variadas matizes ideológicas, inclusive, algumas que outrora não se expunham tanto. É fato que no mundo ocidental direita e extrema direita estão em ascensão e num mundo globalizado seria ingênuo supor que o Brasil não sofreria tal influência, porém, cabe salientar que a presença da direita e extrema direita no Brasil são um fato na arena política eleitoral e agenda política.
O movimento na arena política nos leva a um realinhamento das forças políticas brasileiras tanto na esquerda quanto na direita.
E a sociedade civil? Apesar de parecer camuflada entre os atores da Ágora política brasileira, se move em bloco mesmo dentro de sua pluralidade, despertando o amor e ódio entre os protagonistas da cena política nacional que disputam sua confiança.
De tempos em tempos este bloco reage e prega um susto na comunidade política e o último evento foi a greve dos caminhoneiros, difamada pelo governo como uma ação arquitetada pelos patrões em conluio com os empregados ou vice-versa, posteriormente um movimento mantido a força por intervencionistas. É fato que no inicio o movimento foi ignorado, logo depois muitos famosos da política apoiaram, depois desapoiaram.
O relevante desta mobilização é que mesmo perante o esforço para desmoralizar e descredibilizar o movimento, deixando claro que os prejuízos econômicos e individuais e coletivos sejam caros a nação. É pertinente registrar o espírito de unidade nacional em prol do movimento de greve, mesmo perante o caos de abastecimento eminente, a coesão se deu de norte a sul e em todos os cantos do país.
A paralisação dos caminhões nas estradas trouxe o engarrafamento cívico para a Ágora política nacional. Mais uma vez a sociedade se posicionou e fez sua voz ser ouvida, pode se comentar que apenas
os caminhoneiros receberam benefícios imediatos com as concessões do governo, porém, prefiro afirmar que a sociedade brasileira esta amadurecendo e usufruindo dos direitos da democracia, mesmo que representativa, se colocando como jogador do jogo político, pois, inúmeros temas indispensáveis ao Brasil estarão presentes na agenda eleitoral das próximas eleições, a sociedade não partidarizada irá protagonizar papel relevante nas discussões político eleitorais de 2020.

Aloísio Nascimento - cientista político e assistente social

(*) A Ágora era o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga. Nestas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis). As assembleias aconteciam na Ágora e os gregos podiam decidir sobre temas ligados a justiça, obras públicas, leis, cultura etc. Os cidadãos votavam e decidiam através do voto direto. Também era um espaço público de debates para os cidadãos gregos. A Ágora também possuía finalidades religiosas (eventos, cerimônias) e econômicas (negociações, acordos econômicos, comércio de mercadorias, etc).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
14/11/19 - Comunicação Eles
14/11/19 - Comunicação Vamos voltar a comunicação raiz?
14/11/19 - Comunicação Não acredite cegamente em nada!
14/11/19 - Formação pessoal e profissional O CHA da Competência






Nosso Whatsapp

 (41) 99844 8018

Copyright (c) 2019 - radioplena.com.br - Para quem é notável pelo que é, e não pelo que faz de conta ser!