Não confunda comunismo com catecismo, nem doutrina social com socialismo, nem catolicismo com capitalismo!
Por Administrador
Publicado em 24/06/2025 19:10
Fé, religião e espiritualidade

Não pense que tudo é política de direita, centro ou esquerda. Existe a política cristã que não se curva a nenhum partido ou ideologia! 

Jesus também defendia os pequenos, os aflitos e os sem ninguém e aquilo também era política, mas não se curvou a nenhuma das nove correntes políticas/religiosas do seu tempo! 

É que Igreja é muito mais do que isto! Nem tudo começa ou termina em algum partido político. Dá para pregar política sem perder a fé. 

Contudo, não pense que nossa Igreja é contra a política. Política existe em todos os povos, em toda a Bíblia, em todas as religiões e em todas as igrejas.   

O problema começa quando o fiel deturpa tudo e põe um partido, um político ou uma ideologia acima da sua fé em Jesus!  

Partido é uma parte: não pode ser tudo na vida de um católico! E nossa fé ensina que crer é um comedimento pleno. Ou aceita Jesus ou não aceita.  

Pode até não conseguir ser fiel em tudo, mas deve fazer o esforço de melhorar todos os dias, sobretudo na bondade e na caridade.

Jesus respondeu ao fariseu sobre qual era o maior mandamento da Lei.   Se você já leu isto, procure de novo este texto. Vai perceber que a resposta de Jesus foi abrangente. Usou a palavra “Amarás a Deus de todo o coração e com todas as forças e com toda a mente, com todas as suas faculdades humanas”.  

Não podemos ser crentes meia-boca. Uma coisa é querer viver tudo, outra é não conseguir. Mas a vontade deve ser a de melhorar todos os dias! 

Se você aprendeu alguma catequese, então sabe a diferença entre lutar pelos direitos humanos e lutar por seu partido!  

O partido não pode passar por cima dos direitos humanos! 

O Código de Direito Civil e o Código de Direito Religioso não podem ser submetidos aos postulados de um partido. Seria ditadura!  

Se não sabe o que a Igreja ensina sobre política, procure saber o que é DSI: doutrina social da Igreja.   

E se mesmo assim você insistir em ser um católico direitista, esquerdista, centrista ou totalmente neutro, ou até com ódio de política, é porque nunca leu o catecismo. Está lá, claro.

Dialogaremos com os grupos políticos, mas não nos submeteremos a nenhum deles. O católico até pode ser de algum partido, mas votará contra qualquer decisão que for contra o que está nos evangelhos. 

Use a política com serenidade e com moderação. 

Faça como alguém que sabe beber ou comer sem ficar tonto, bêbado ou entupido de tanto comer,  ou faça como alguém que  escolhe o que colocar no prato! 

Não faça da política um vicio; não se torne um fanático como eram os fariseus que odiavam Jesus em nome do seu judaísmo!

Hoje há crentes em todas as religiões e igrejas odiando os outros em nome da sua fé. Então, não é fé: é desequilíbrio de quem não consegue discordar sem caluniar ou berrar suas certezas.  

Que tal conversar com respeito, mesmo que creiamos diferente? 

 

Pe. Zezinho SCJ (José Fernandes de Oliveira) - https://www.facebook.com/padrezezinhoscj

 

Escritor de mais de 300 livros, milhares de artigos e professor de comunicação, pioneiro e referência da música cristã; inúmeras dentre suas mais de duas mil canções (com letras sempre conforme a original doutrina cristã) estão entre as mais cantadas por católicos, evangélicos e outros, ainda que, por vezes, nem sequer saibam ser ele o compositor. Nas décadas de 1960 a 1980 foi considerado o padre cantor mais conhecido do mundo: feitos altamente notáveis, já que jamais se submeteu à mídia convencional, não fez média para agradar e tudo que arrecadou  com seus livros, apresentações e discos foi e é destinado a obras sociais. Profundo estudioso e disseminador da história e doutrina da Igreja e das religiões, defensor do ecumenismo, do diálogo inter-religioso e do respeito entre os diferentes. Em 2025 completará 84 anos e há 13 anos, por causa de AVC e outras enfermidades, parou de viajar pelo mundo, reduzindo suas atividades a estudar, compor, escrever e, eventualmente, gravar (raramente com sua voz e somente com pequeninas participações).

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online