Gente inteligente dialoga, concorda ou discorda sem ofender...
25/08/2023 20:00 em Fé, religião e espiritualidade

Seu clã consegue respeitar e amar os  crentes ou ateus da família? Ou há sempre algum intolerante a provocar discórdia em nome das suas próprias verdades?   

Por um lado, há religiosos com Deus demais, embora achem que não são exagerados.  Mas é o exagero deles que prejudica qualquer diálogo sobre o assunto!  

Não hesitam em ofender quem não crê como eles. Isto, entre  cristãos e muçulmanos. Eles atrapalham qualquer diálogo sério! São ridículos no seu fanatismo. Para eles tudo é Deus, Jesus ou Alah. Se fossem mais serenos e fraternos muita gente aceitaria seu teísmo e suas convicções! 

Por outro lado estão os indiferentes que baniram para sempre a religião de suas vidas. Para eles Deus nunca existiu. Quanto menos Deus, melhor para eles. 

E, correndo pelas pontas, há os ateus irados que tudo fazem para banir qualquer ideia de Deus na sociedade.  No poder, tornam um inferno a vida dos crentes. 

Religiosos, ateus e agnósticos inteligentes contribuem  para um clima de respeito e até de admiração entre as pessoas.   

Os outros, os fanáticos, não  querem saber das razões dos outros. Querem converter gente para seu Deus, para seu Jesus, para seu Alah, para suas igrejas e religiões ou para a vitória do seu credo! E sempre acham  versículos adequados na Bíblia ou no Alcorão, ou nos seus manuais de ateísmo militante para fazer o que fazem.

Mas quem está atrapalhando este diálogo entre povos e religiões são os fanáticos de todos os naipes!… 

Os campos roxos de alfazema ou amarelos de girassóis são bonitos de se ver. Mas nenhum país planta só girassóis ou alfazemas. Trigo, arroz, soja, barata, milho, mandioca, cana de açúcar, uvas e centenas de outros produtos alimentam e enriquecem um povo. Basta achar os tempos e lugares adequados para cada produto.  

A diversidade inteligente faz a unidade inteligente!…  

 

O que fazer com a graça que Deus nos concede? 

O tesouro quase à flor da terra que ninguém imaginava que estava lá.

O super diamante que o sujeito procurou a vida inteira e achou.    

A pesca que valeu a pena porque a maioria dos peixes era comerciável.  

Talvez, alguém contasse estas parábolas com outro teor. Para o povo do seu tempo Jesus contou como está na narrado em Mt 13, 44-52. Mas o sentido é o mesmo!   

Poderia ser chamado de Domingo do vale a pena. 

Vale a pena procurar até achar!

Vale a pena achar por acaso e saber o que fazer quando vem a sorte grande ou a grande graça!  

Vale a pena não desanimar! 

 

Um dia a gente consegue até mais do que imaginava conseguir! Os frutos virão!

 

Pe. Zezinho SCJ (José Fernandes de Oliveira) - https://www.facebook.com/padrezezinhoscj

 

Escritor de mais de 300 livros, milhares de artigos e professor de comunicação, pioneiro e referência da música cristã; inúmeras dentre suas mais de duas mil canções (com letras sempre conforme a original doutrina cristã) estão entre as mais cantadas por católicos, evangélicos e outros, ainda que, geralmente, nem sequer saibam ser ele o compositor; foi considerado o padre cantor mais conhecido do mundo: feitos altamente notáveis, já que jamais se submeteu à mídia convencional, não fez e não faz média para agradar e tudo que arrecadou  com seus livros, apresentações e discos foi e é destinado a obras sociais. Profundo estudioso e disseminador da história e doutrina da Igreja e das religiões, defensor do ecumenismo, do diálogo inter-religioso e do respeito entre os diferentes. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!