Fé e incoerência
27/02/2024 19:24 em Fé, religião e espiritualidade

No tempo do Cursilho um dirigente continuou pregando,  embora tivesse abandonado a esposa por uma secretária dezenove anos mais nova do que ele. 

Nos começos  da RCC, outro dirigente abandonou a esposa e os dois filhos e foi morar com outra em outro estado. Mas dava palestras sobre teologia e Jesus. 

Um padre foi morar com outro padre  e celebrava em outra diocese, escondendo a relação de ambos.  

Um pastor largou a esposa, mudou para a África, e criou uma igreja na qual dizia que, lá, era permitido amar alguém do mesmo sexo. E achou versículos adaptáveis para a situação de ambos. Só não foi expulso porque ele criara sua própria igreja.            

E há situações em que pregadores escandalosamente ricos acham que isto é normal. Há passagens bíblicas do Antigo  Testamento  nas quais se diz que ser rico e próspero é uma  graça de Deus. Porém, no Novo Testamento, a começar por Jesus, pregador não pode ficar rico. Vai ter que viver sobriamente.  O resto será de quem precisar mais do que ele! 

Um católico leigo muito rico internou pai e mãe num asilo. Poderia arcar com quatro cuidadores, mas preferiu interná-los num asilo. Em dois anos ele foi lá apenas  três vezes.  Delegava a tarefa para a esposa. Da parte dele  significou abandono! 

“Heres”, “herência”, “co herência” são palavras  latinas que significam:  “herdei , assumo, a coisa é comigo também“; “Sou herdeiro desta situação“; “Pertenço a Deus e a outros.“ 

Não é possível posar  de herdeiro de Jesus e dos evangelhos e viver de maneira incoerente, como se Jesus aprovasse tal comportamento.  Não aprova!

Uma coisa é viver como o sujeito inventa de querer viver; e outra coisa é achar que Jesus ou a Igreja aceitariam e aplaudiriam  aquele desvio se comportamento.  Não aplaude! 

Pedro, Paulo, Agostinho, Inácio de Loyola mudaram de vida. Por isso podiam pregar a fé cristã! Mas quem não está nem aí para as exigências de Jesus,  está usando Jesus e brincando de falar bonito! 

Jesus foi muito claro sobre isto em Mt 7,13-24. Não reconheceria  quem  fosse incoerente.  Pecar e errar acontece com qualquer pecador. Mas posar de pregador da fé, quando é evidente que a pessoa usa a fé em proveito próprio e claramente não aceita se corrigir,  o versículo de Mt 7,23 foi dito e escrito para tal pessoa. Tal pessoa se colocou  fora do Reino de Deus. 

Quem deixou um casamento e uma relação tóxica, porque corria risco de vida  e até perderia a o equilíbrio e saúde mental, escolheu a coerência e pensou nos filhos e na Igreja.  Mas quem fez inferno da vida do outro,  está incluído no versículo de Mt 7,23.  Não é Jesus quem os expulsa. Foram eles que expulsaram Jesus!

 

Profetas e apóstolos dos últimos tempos? 

 

O pregador disse, mas não provou que era profeta, que era apóstolo e que estamos vivendo os últimos tempos do mundo.   

Não basta proclamar-se profeta. Não basta proclamar-se apóstolo. E o fato de alguém ser pregador não o faz profeta nem apóstolo. 

Também o fato de alguém dizer que estamos nos últimos tempos do mundo é apenas jogo de palavras. Ninguém pode profetizar isto. 

Jesus, que era profeta de verdade, deixou  claro que ninguém sabe quando será o fim! 

O celular e a  TV, apesar do seu lado positivo, muitas vezes transmitem mentiras! E há pregadores religiosos que jogam verde para colher maduro. Não podem provar, mas mesmo assim tumultuam. Está na Bíblia, mas não do jeito que eles usam. 

Profeta e apóstolo de hoje não  é o mesmo que  profeta e apóstolo de ontem. Há mais de 2.700 anos era muito mais sério e muito mais arriscado!… 

Proclamar-se o que não se é, é como proclamar-se campeão quando o sujeito chegou em vigésimo lugar. E  isto é coisa de impostor.  

Jesus já alertava contra isto em Mt 7,15-21. “Cuidado com os falsos profetas”… Falam bonito, mas mentem para fazer adeptos!… 

Leia a bíblia! (*) 

 

Sempre houve falsos profetas, mas o povo continuava e continua a ir atrás deles!  Gostava e gosta  desse tipo de gente! Não era e não é diferente em 2024! 

 

(*) Nota da redação:

 

Ler e vir a entender a bíblia com ordem, método, estudo, esforço, constância, procura e identificação de fontes e formadores capacitados e honestos (e ser pregador, escritor, professor, mestre ou doutor em teologia e famoso influenciador na mídia e internet não necessariamente garante capacitade e honestidade). Além deste desafio, está outro, mais difícil (embora gratificante): agir para convergir ao que se aprende...

 

Púlpitos criminosos

 

(Jo 8,19-21) "Onde está teu Pai?” Jesus respondeu: “Vós não conheceis nem a mim, nem a meu Pai. Se me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai”.  

(Jo 8,44-45) "O vosso pai é o diabo, e quereis cumprir o desejo do vosso pai. Ele era assassino desde o começo e não se manteve na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele fala mentira, fala o que é próprio dele, pois ele é mentiroso e pai da mentira. Em mim, pelo contrário, não acreditais, porque falo a verdade".

(Jo 9,34-38) "Eles responderam-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e nos queres dar lição?” E o expulsaram. Jesus ficou sabendo que o tinham expulsado. Quando o encontrou, perguntou-lhe: “Tu crês no Filho do Homem?” Ele respondeu: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” Jesus disse: “Tu o estás vendo". 

Não sou de denunciar, mas, como Jesus, classifico de criminoso o sujeito que deseja o fim do outro!  

É exatamente isto que alguns pregadores católicos, evangélicos e pentecostais fazem nos seus púlpitos.  

Caluniam, deturpam, dão informação errada sobre a outra igreja; chamam os outros de comunistas, demoníacos, satânicos e jogam seus fiéis contra o outro grupo, contra a outra igreja e mentem descaradamente super exaltando-se! 

O versículo: “ Pai , que eles sejam um, como Tu e Eu somos um“ não passa por suas cabeças preconceituosas.  

Preconceito , deturpação e fake  news são crimes, e muitos púlpitos os espalham em nome de Jesus e da verdade. Estão mentindo para granjear novos adeptos.  Já faz tempo que deixaram de ser cristãos!    

Poderiam apenas falar bem de suas igrejas, sem detonar as outras. Mas não conseguem ver nenhum valor nos outros. São os fariseus do século 21 que, à semelhança de seus antepassados, viviam tentando detonar e crucificar Jesus, até que conseguiram.   

Hoje eles têm TV, Rádio, Mídia e usam seus microfones e câmeras para jogar seus adeptos contra quem ousa crer diferente.  

Jamais conseguiriam ser ecumênicos porque tratam outros crentes como inimigos. 

Jesus era fraterno. Eles não são! Percorra a internet e verá que fizeram de seus púlpitos suas ameias, muralhas ou trincheiras.  De lá atiram a esmo contra quem ouse se aproximar deles. Não aceitam novos amigos: querem novos adeptos! De lá atacam qualquer um que não ore ou não creia como eles!…

 

Pe. Zezinho SCJ (José Fernandes de Oliveira) - https://www.facebook.com/padrezezinhoscj

Escritor de mais de 300 livros, milhares de artigos e professor de comunicação, pioneiro e referência da música cristã; inúmeras dentre suas mais de duas mil canções (com letras sempre conforme a original doutrina cristã) estão entre as mais cantadas por católicos, evangélicos e outros, ainda que, geralmente, nem sequer saibam ser ele o compositor; foi considerado o padre cantor mais conhecido do mundo: feitos altamente notáveis, já que jamais se submeteu à mídia convencional, não fez e não faz média para agradar e tudo que arrecadou  com seus livros, apresentações e discos foi e é destinado a obras sociais. Profundo estudioso e disseminador da história e doutrina da Igreja e das religiões, defensor do ecumenismo, do diálogo inter-religioso e do respeito entre os diferentes. 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!